terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conhecer as Termas.


Actualmente, as Caldas de Chaves dispõem de um sofisticado e moderno balneário.

Com cerca de 6000m², o estabelecimento termal, (calculado para o atendimento de 15000 utentes por ano), é constituído por cinco edifícios interligados por um átrio de formato hexagonal, característico, (o Sector de Recepção, Atendimento e de Lazer).
Destaca-se que, num dos edifícios, funciona o Sector Clínico com Consultórios Médicos e um Gabinete de Enfermagem; por outros dois edifícios, os designados Balneário Flávia e Balneário Vespasiano, interligados por um túnel, distribuem-se os Serviços de Balneoterapia (cabines de hidromassagem, de duche de Vichy, de duche de Jacto, de hidropressoterapia, de banhos de vapor Bertholet, Bertholaix e Cromotherm, e as piscinas dotadas de aparelhos de hidromassagem com equipamentos de sauna e de banho turco alimentados com vapor termal), os Serviços de Tratamento do Cólon e Recto e os Serviços de Tratamento de Vias Respiratórias (ORL), as Salas de Descanso e Serviços de Apoio (Laboratório e Rouparia, entre outros). 



As caldas de Chaves para além da vocação terapêutica, oferecem ainda uma área de bem-estar, que constitui uma grande aposta da empresa municipal que gere as termas desde 2004.

Esta é propriedade exclusiva da Câmara, e o seu aparecimento resultou 
da necessidade de dar uma dinâmica empresarial às termas esbatendo o carácter de funcionalismo público e dando-lhe autonomia financeira.


A aposta nos programas de bem-estar levou à adopção da marca “Spa do Imperador”, estando esta decisão, como é óbvio, ligada ao facto de Chaves ter muito património ligado ao imperador romano Tito Vespasiano. Foram então criados dois programas com preços que são acessíveis: o “Programa Anti-Stress”, que inclui banhos de Vichy, banho de imersão em banheira com hidromassagem computorizada e cromoterapia; e o “Programa em Forma/Beleza”, que oferece um duche de agulheta sauna ou banho turco, massagem parcial e hidropressoterapia. Nesta área, as termas de chaves vão-se virar essencialmente para o bem-estar de proximidade com pacotes especiais para os flavienses.”

1 comentário: